19 de outubro de 2021

Presidente Otoniel Teixeira recebe visita de tataraneta de um dos primeiros prefeitos de Barreiras

A Câmara Municipal de Barreiras dispõe de murais permanentes que se destinam a evidenciar registros fotográficos da história local e de personalidades com atuação política na cidade, a exemplo da Galeria de Presidentes contendo a linha do tempo dos diferentes mandatos. Trata-se de galerias estrategicamente instaladas, em sua maioria, no hall de entrada do prédio do legislativo barreirense.

Em visita recente à Câmara de Vereadores, a convite do Presidente Otoniel Teixeira, a advogada Zizette Evangelista Balbino Ferreira, que é sócia do grupo empresarial Sertaneja S.A. e consultora jurídica das Organizações Antônio Balbino, ficou impressionada ao conhecer tais galerias, na companhia do presidente Otoniel. A reação positiva da convidada também se deve ao fato de ser neta, bisneta e tataraneta de pessoas que contribuíram significativamente com o desenvolvimento de Barreiras.

Dentre as personalidades que produziram especial emoção afetiva junto à convidada, destaca-se o coronel Antônio Balbino de Carvalho, que atuou como Presidente da Câmara (1916) e Prefeito de Barreiras (1919). Uma realização de destaque do tataravô da advogada foi a instalação da energia elétrica, cuja geração resultava do processo de queima da madeira.

A visitante também citou a memória do tio tataravô dela, Geraldo Rocha, engenheiro idealizador de projetos e edificações que marcaram Barreiras e outras regiões do Brasil, os quais beneficiaram muitas pessoas. Para exemplificar, foram mencionadas a construção da hidrelétrica de Barreiras (1928) e a responsabilidade técnica pela obra do Matadouro/Frigorífico (hoje conta com um projeto municipal para restauração do ambiente), além do Hospital Eurico Dutra, que se mantém até os dias atuais prestando serviços de saúde pública à população de Barreiras.

“Minha gratidão pela consideração do Presidente Otoniel Teixeira em possibilitar esse resgate histórico e familiar”, expressou Zizette. Ela, ainda, aproveitou para estender seus agradecimentos “à Câmara de Vereadores e a essa cidade maravilhosa, celeiro de tantos nomes de suma importância no contexto regional e nacional”.