30 de janeiro de 2019

Prefeitura lança Programa Mutirão de Especialidades Médicas e Câmara de vereadores apoia iniciativa

A partir de agora, a prefeitura de Barreiras vai realizar todo mês mutirão de especialidades médicas para acelerar o atendimento em diversas áreas, levando mais qualidade em saúde e maior oferta de serviço para a população. O programa foi lançado na manhã desta terça-feira, 29, pelo prefeito Zito Barbosa, com a participação do presidente da Câmara, Eurico Queiroz, do vice-presidente, João Felipe, e dos vereadores, Ben-Hir, Silma Alves, Cezar da Vila, Eugênio Fernandes, Francisco Bezerra Sobrinho, e secretários municipais.

O programa começou hoje e vai até quinta-feira, 31. Os atendimentos estão sendo feitos durante todo o dia no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida. A primeira especialidade oferecida aos cidadãos é Reumatologia. O mutirão é uma parceria entre a prefeitura e a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde (UniBrasil), uma das maiores do Norte e Nordeste, que avalia que a cidade de Barreiras está num bom caminho quando se trata da abrangência do sistema único de saúde.

“A Câmara de Vereadores fica muito satisfeita em participar deste momento tão importante. Barreiras mesmo com toda a crise está fazendo diferente porque o que a gente ver em outros municípios da Bahia é a dificuldade das pessoas que passam até oito meses para marcar uma consulta. Nós parabenizamos toda a equipe. Com esse mutirão as demandas do nosso município vão diminuir. Podem contar com a Câmara, com esses valorosos vereadores, porque a partir de agora, sem nenhum calundu, vamos trabalhar para que o prefeito Zito Barbosa continue fazendo as obras que o povo tanto precisa e espera”, disse o presidente Eurico Queiroz.

O próximo mutirão está marcado para os dias 12, 13, 14 e 15 de fevereiro, onde vão ser atendidas as pessoas que precisam fazer ultrassonografias, também no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida. De acordo com a Secretaria de Saúde, os mutirões estão dando certo. Um exemplo são os casos de catarata. A cidade tinha uma demanda reprimida de 1500 cirurgias. Hoje o número de pacientes que precisam do procedimento reduziu consideravelmente. “Está praticamente zerado”, afirmou o secretário de saúde, Anderson Vian.

Durante o lançamento, o prefeito Zito Barbosa, disse que Educação e Saúde são as maiores prioridades do governo, e que a meta é avançar muito mais, principalmente contando com o apoio da Câmara de Vereadores, e fez um breve balanço das ações realizadas até agora. “Nós assumimos a prefeitura com uma atenção básica de apenas 39 por cento e já chegamos a 63 por cento, em dois anos de gestão, e a nossa meta é de até o final do ano chegarmos a 85% de cobertura”, finalizou.