04 de dezembro de 2017

Municipalização do trânsito de Barreiras é tema da Tribuna Popular da Câmara

Durante Tribuna Popular, desta quarta-feira, 29, o coordenador da Cootrans, Cristiano Rans, falou aos vereadores sobre a Municipalização do trânsito, que começou a ser feita em 2010, mas que somente agora está 100 por cento concluída. Com isto a Coordenação de Trânsito montou calendário de ações que devem ser seguidas no processo de municipalização. Durante um período foram realizadas campanhas educativas e palestras nas escolas, e blitzes de conscientização.

Durante a ocupação da Tribuna, Cristiano Rans, apresentou um relatório das atividades desenvolvidas até agora. A Cootrans intensificou as fiscalizações dos veículos de transporte de passageiros irregulares. Ao todo foram 16 apreensões; foram implantadas mais de 450 placas de sinalização vertical; sinalização de ruas do centro com a implantação sentido único.

Dentre as ações estão ainda: orientação para pessoas idosas retirarem o cartão de acesso ao transporte público gratuito, levantamento do fluxo de veículos em áreas de grande movimento para intervenções de melhoria, implantação do sistema de processamento de dados interligado ao sistema nacional para obtenção de informações de qualquer veículo, e pintura de mais de 60 faixas de pedestre.

O coordenador da Cootrans explicou que a prefeitura está fazendo o estudo para a implantação da zona azul, o que vai melhorar de forma significativa a organização do trânsito. Hoje Barreiras possui uma frota de 73 mil veículos cadastrados. Respondeu aos vereadores sobre o Pátio Legal, infrações, e informou que foi instalada a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), que funciona na antiga sede da prefeitura.