25 de junho de 2019

Marcos Reis apresenta projeto de prevenção à obesidade

Durante Sessão Ordinária, o vereador Marcos Reis defendeu a aprovação do Projeto de Lei 026/2019 que cria no município de Barreiras o “Programa Obesidade Zero”. Segundo ele, a proposta tem como objetivo desenvolver ações de saúde através de iniciativas que visam prevenir, diagnosticar, tratar e combater a obesidade. Entre as ações, estão previstas a promoção, orientação e conscientização da saúde alimentar por meio de palestras ministradas por profissionais.

A proposta do vereador Marcos Reis ainda prevê a promoção do estímulo aos hábitos de vida relacionados ao combate da obesidade, como práticas de exercícios regulares, diminuição do tabagismo, alimentação saudável e controle da pressão arterial.

Utilizando dados internacionais, Marcos Reis, reforçou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2025, haverá 70 milhões de crianças em idade escolar com sobrepeso. Para o vereador, prevenir a obesidade infantil significa diminuir de uma forma racional e menos onerosa a incidência de doenças crônicas – degenerativas, e a escola é o local importante onde este trabalho de prevenção pode ser realizado.