17 de março de 2018

Em noite de homenagem às Mulheres, Câmara de Barreiras inaugura Galeria das Vereadoras Arlette Wanderley Moreno dos Santos

Realizada todos os anos no mês em que o mundo homenageia as mulheres, a Sessão Solene da Câmara de Barreiras aconteceu nesta quinta-feira, 15, onde o Legislativo reuniu 19 personalidades indicadas pelos vereadores para serem agraciadas. As ex-vereadoras também receberam homenagens como forma de reconhecimento ao trabalho prestado à sociedade.

De 1948 até aqui, a Câmara registra a participação de 20 mulheres no Poder Legislativo, contando com as atuais vereadoras – Izabel Rosa, Silma Alves e Graça Melo. Todas as mulheres homenageadas da noite receberam a placa Vereadora Zilda Dias Macedo que exerceu mandato na Legislatura 1959/1962, ocupando na época o cargo de vice-presidente. “A nossa família está muito feliz. É muito bom ver a minha avó sendo lembrada num momento tão importante como este que demonstra valorização aos que passaram por aqui”, disse o funcionário público Anderson Pignata Macedo.

Ainda como parte do projeto de valorização aos que contribuíram para o avanço do município e de resgate histórico do Legislativo foi inaugurada a Galeria das Vereadoras Arlette Wanderley Moreno dos Santos que colaborou com Barreiras na Câmara, na prefeitura como vice-prefeita, e por muitos anos atuou na área da Educação. “Felicidade! É assim que podemos resumir o sentimento de minha família hoje”, afirmou Rita Moreno – filha de Arlette Moreno dos Santos.

“É uma satisfação para o Legislativo de Barreiras prestar homenagens a todas estas mulheres. A Câmara sabe o valor de cada uma para o fortalecimento do nosso município e realizar uma Sessão como esta é indispensável para o processo de reconhecimento”, disse o presidente Gilson Rodrigues.

Foram homenageadas: Tayonnara Barreto Fernandes; Maria Marques Barbosa dos Santos; Elenita Maria Pereira dos Santos; Diciola Figueirêdo de Andrade Baqueiro; Marizete de Sousa Bastos; Karlúcia Crisóstomo Macêdo; Maria da Páscoa de Souza Araújo; Irailma da Silva Moura; Maria Joselita da Silva Ferreira; Denize Araújo Mesquita; Francisca Sobral Pinto Alkmin; Enaide Moreira de Araújo Pires; Vera Lúcia de Araújo Queiroz; Maira Salvático de Almeida Bacelar; Vaneide Vieira de Souza Oliveira; Neusdeste de Souza Santos; Aldetina Carvalho dos Santos Vital; Idalci de Souza Pignata; Irmã Sabina Moser.

Mulheres que compuseram o Legislativo:
Renilde Dias (in –memoriam); Zilda Dias Macedo (in-memoriam); Marina Castro Silva; Ignez Pitta de Almeida; Arlette Wanderley Moreno dos Santos (in-memoriam); Jacira Wanderley; Jusmari Oliveira; Francisca Barroso Lima; Antonia Pedrosa Pina; Nilza Martins da Silva; Núbia Ferreira; Dilza Pereira Alves (in-memoriam); Luzia Cavalcante Pedrosa; Kelly Adriana Magalhães; Regina Figueiredo; Karlúcia Crisóstomo Macêdo; Marileide Carvalho

Atuais Vereadoras:
Izabel Rosa de Oliveira dos Santos; Silma Rocha Alves; Maria das Graças Melo do Espírito Santo.