04 de junho de 2019

Combate ao abuso e exploração sexual de crianças é tema de Tribuna Popular

A Secretaria de Assistência Social encerrou as atividades da Semana de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, ocupando a Tribuna Popular, onde detalhou as ações que foram realizadas com o objetivo de conscientizar a população quanto a importância de debater o assunto. Os ocupantes foram o advogado do CREAS Jandimário Teixeira, a diretora técnica da Secretaria Denise Mesquita, e a Secretária de Assistência Social, Karlúcia Macedo.

A equipe da Secretaria fez uma explanação dos crimes que envolvem o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, e destacou os trabalhos da rede de proteção do município, como o Projeto Faça Bonito que foi desenvolvido em unidades de saúde, sinaleiras da cidade, postos de gasolina, bairros, empresas, escolas e instituições.

A Tribuna Popular foi acompanhada por profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e também pelos alunos do 8º ano do Colégio Monteiro Lobato que foram conhecer a sede do Legislativo Municipal. A turma está desenvolvendo atividade da disciplina de história e foram conhecer na prática como é o funcionamento da Câmara e como são desenvolvidas as Sessões Plenárias.

CORTES NAS VERBAS UNIVERSITÁRIAS.

Na segunda parte da Tribuna Popular da última quarta-feira (29/05) o Professor Doutor Poty Rodrigues de Lucena, Pro Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFOB ocupou a Tribuna Popular para discorrer sobre os cortes nas verbas destinadas as universidade federais.

Valendo-se de um trabalho desenvolvido por alunos da UFOB que elaboraram um gráfico representativo da extensão completa dos cortes estabelecidos pelo governo em todo o território nacional ele contextualizou seu discurso.

Abordou o estudo sobre o geral, voltou-se para os reflexos na Bahia e em particular explicou o que incidiu sobre a UFOB em seus cinco campus. Segundo o professor Poty esses cortes terão profunda influência negativa no ensino superior em todo o país.