16 de agosto de 2018

Centro de Referência Especializado para população de rua participa de Tribuna Popular

O destaque da sessão desta terça-feira, 14, foi o Dia Nacional de luta da população em situação de rua. A Câmara de Vereadores abriu espaço para a coordenadora do Centro Pop, Cleomar Sena e o sociólogo Fernando Manoel Garcia de Azevedo, que ocuparam a Tribuna Popular para falar do trabalho realizado em Barreiras pelo Centro de Referência Especializado para população em situação de rua.

De acordo com a política nacional de Assistência Social a população em situação de rua deve ser priorizada com serviços que possibilitem a organização de um novo projeto de vida, e em Barreiras de acordo com o Centro Pop, o atendimento a essas pessoas tem sido constante e realizado seguindo os padrões exigidos.

Durante trinta minutos foram apresentados dados estatísticos sobre a situação na cidade. Os vereadores passaram a conhecer que 20 por cento das pessoas que moram nas ruas são filhos de Barreiras e os outros 80 por cento são naturais de cidades baianas ou de outros estados. Atualmente todos recebem assistência do Centro Pop. O que foi possível depois de um intenso trabalho de pesquisa para identificar e atender de forma eficaz cada morador.

O Centro Pop existe desde 2014, e segundo os coordenadores a atual gestão melhorou a forma de atendimento, investimento principalmente em equipe. Os moradores de rua, além de alimentação, recebem atenção em atendimentos individuais e coletivos, e participam de oficinas e atividades de convívio social.

A sessão foi acompanhada por diversos moradores de rua que viram que a Câmara de Vereadores está atenta às questões sociais. Hoje em Barreiras esses moradores são direcionados para o Abrigo Mãe e para a Associação dos Amigos do Oeste, que é um abrigo municipal. O Centro Pop funciona de segunda à sexta-feira no horário de 7h30 às 17h. Está localizado na rua Inácio Gama, nº 422, no bairro Sandra Regina.