05 de maio de 2023

Câmara de Vereadores realiza Audiência Pública sobre violência nas escolas, com presença marcante da população de Barreiras

 

 

Uma significativa audiência pública sobre a conjuntura de “Violência nas Escolas” foi realizada pela Câmara Municipal de Barreiras na última terça-feira (18) com o propósito de reunir especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para debater esta questão urgente e complexa. A população barreirense compareceu em grande quantidade ao Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, e houve a opção de acompanhar todo o encontro ao vivo pelo sistema de comunicação da Rede Câmara Barreiras.

A organização dessa reunião aberta de interesse público ficou sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, cujos integrantes são os vereadores Carmélia da Mata (presidente), João Felipe (relator) e Adriano Stein (membro). Já a sistemática de trabalho para tornar a audiência propositiva e participativa compreendeu o funcionamento de três mesas consecutivas, com exposições referenciadas por eixos temáticos.

Participaram da primeira mesa representantes das universidades e escolas, secretarias e conselhos municipais, assim como a dirigente do núcleo regional de educação. Todos protagonizaram exposições centradas no “Eixo I – As explicações científicas sobre essa escalada de violência escolar e a conjuntura nas diferentes instituições educacionais da nossa cidade”. Este eixo foi coordenado pela vereadora Carmélia da Mata (PP).

 

Na segunda mesa de discussão, compareceram os comandantes da Ronda Escolar e Base Comunitária da Polícia Militar (PM), companhias independentes da PM, CPR-O, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, além da coordenadoria da Polícia Civil e secretaria municipal de segurança cidadã e trânsito, os quais abordaram o “Eixo II – As forças de segurança e concernentes ações emergenciais já adotadas”. A coordenação ficou sob a responsabilidade do vereador Adriano Stein (PP).

 

A terceira mesa foi constituída por expositores ligados ao sindicato dos professores (SINPROFE), Defensoria Pública da Bahia, OAB subseção Barreiras, Pastoral da Educação (Diocese de Barreiras) e Coordenação Estadual do Fórum EJA (Educação de Jovens e Adultos). Tais representantes compartilharam contribuições integradas com o “Eixo III – As realidades e ameaças dirigidas aos sujeitos que compõem os coletivos educacionais, e horizontes de soluções conjuntas”. O vereador João Felipe (União Brasil) coordenou as falas reunidas nesta mesa.

 

O presidente Alcione Rodrigues de Macedo (União Brasil), juntamente com os demais integrantes da Mesa Diretora, participou da abertura dos trabalhos, agradeceu a participação legítima dos convidados, evidenciando a característica suprapartidária da audiência pública. Ele também conduziu a última parte da audiência destinada à interação com o público, especialmente as pessoas que se credenciaram para falar e contribuir com as ações em andamento, de maneira a reafirmar um dos papeis do Poder Legislativo no sentido de promover discussões ampliadas sobre os problemas que afligem a população. O vice-prefeito e secretário municipal de planejamento, Emerson Cardoso, compareceu e destacou a importância quanto ao envolvimento de todos os agentes da sociedade, com especial destaque para a vigilância das famílias e a convergência de proposições.

 

Um documento preliminar foi lido no plenário do Legislativo, enquanto os registros mais significativos extraídos dos expositores que falaram em cada eixo – somados às sugestões adicionais encaminhadas através do formulário eletrônico que estará disponível no site da Câmara de Barreiras, por tempo determinado – ainda serão incorporados ao texto para subsidiar as demais atividades correlatas da citada Comissão Permanente de Educação.

ASCOM/CMB