31 de agosto de 2017

Câmara de Barreiras entra na campanha de prevenção ao suicídio

Viver é a Melhor Opção. Esta é a frase da campanha de prevenção ao suicídio que começou a ser desenvolvida em Barreiras a partir da Tribuna Popular desta quarta-feira, 30, ocupada pelo médico psiquiatra Francisco Honorato Leite que mostrou os dados epidemiológicos registrados no Brasil e no mundo, e detalhou as atividades que vão ser desenvolvidas durante o “Setembro Amarelo”, mês destinado a ampla conscientização sobre o tema.

A Câmara de Vereadores considera a campanha importante, e por isso, vai apoiar o trabalho de conscientização por meio da TV Câmara, e colaborar para a implantação do núcleo de atendimento que tem o objetivo de detectar e tratar pacientes que apresentem algum tipo de transtorno que possa ocasionar suicídio. Esta é uma das atividades previstas para setembro. Como parte da programação também vão ser realizadas blitzes com distribuição de panfletos, palestras e uma caminhada no dia 29.

O “Setembro Amarelo” é um programa da Associação Brasileira de Psiquiatria e desenvolvido em Barreiras por uma comissão de voluntários que trabalham pela valorização da vida, continuamente. Outra forma de apoio à campanha foi a aprovação da Lei 1246/2017 que dispõe sobre a instituição do Setembro Amarelo- Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio no calendário oficial de eventos do município de Barreiras, de autoria do vereador José Barbosa.

O espaço reservado pela Câmara de Vereadores para discutir o assunto foi considerado importante ainda pelo apóstolo Victor Carneiro e padre Cristiano Mayer que também participaram da Tribuna. Como apoiadores da campanha, consideram que a sociedade precisa conhecer a problemática. Os dados epidemiológicos são preocupantes. A previsão é que em 2020 haja um aumento do número de pessoas que se matam no mundo, chegando a 1,5 milhões de suicídios ao ano.