15 de agosto de 2019

Câmara de Barreiras comemora 40 anos da Diocese durante Sessão Especial

O plenário da Câmara de Vereadores de Barreiras ficou lotado nesta quarta-feira, 14, quando católicos das diversas paróquias e autoridades foram prestigiar a realização da Sessão Especial que comemorou os 40 anos da Diocese. Uma propositura apresentada pelo vereador Gilson Rodrigues e aprovada pela Casa. Durante o discurso o vereador disse que a homenagem é muito justa, pois a Diocese ajudou no desenvolvimento do município e do Oeste, e que ainda hoje forma todos os dias homens e mulheres para atuar na sociedade.

A Sessão teve a presença da maioria dos vereadores e a Mesa de honra também foi composta pelo Bispo Dom Josafá Menezes e a vice-prefeita, Karlúcia Macedo. O líder da Igreja Católica na cidade e em mais 14 municípios que fazem parte da jurisdição fez um apanhado histórico e agradeceu a Câmara pela homenagem, destacando que este é um reconhecimento pelos serviços prestados que incluem o desenvolvimento de projetos sociais, a função evangelizadora, e o papel da Igreja em unir a sociedade, buscando sempre o caminho da paz e da fraternidade.

A Diocese foi instalada no dia 26 de agosto de 1979, tendo como primeiro Bispo Dom Ricardo Weberberger, muito destacado durante a Sessão Especial pelo trabalho de fé e filantropia religiosa realizado em favor da comunidade. Foram mais de trinta anos de caminhada com a população do Oeste, contribuindo para a elevação de vida de centenas de pessoas. Na comemoração dos 40 anos, a professora Dicíola Baqueiro, diretora do Instituto Federal da Bahia; o ex-prefeito da cidade de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Cotegipe, Claudionor do Amaral e a historiadora, Ignês Pita, prestaram depoimento sobre a Diocese.

Os vereadores, ao terem a palavra franqueada parabenizaram a Diocese pelos 40 anos de dedicação à sociedade. O presidente Eurico Queiroz usou a Tribuna para discursar e enfatizou a importante participação da Circunscrição Eclesiástica para a promoção de mudanças sociais positivas no município e fez referência à contribuição de Dom Ricardo para os avanços. “Presto minha homenagem a todos os religiosos deste imenso grupo pelos 40 anos de história e pelo trabalho episcopal de todos que fizeram e fazem parte desta bonita e honrosa história. Reforço mais uma vez que esta Casa Legislativa está à disposição e pronta para contribuir com o que for necessário para o bem de todos”, finalizou Eurico Queiroz.