04 de abril de 2019

Câmara comemora Semana do Autismo com palestra

Na sessão desta quarta-feira, 03, foi realizada a primeira Tribuna Popular de 2019. Em comemoração à Semana do Autismo, a Câmara de Vereadores discutiu o tema “Diagnóstico Precoce e Impacto no Desenvolvimento Infantil”. A Tribuna foi ocupada pela neuropediatra Fabiana Zschaber, que também é presidente da Associação dos Amigos dos Autistas de Barreiras e região (AMA).

Durante a palestra Fabiana Zschaber discorreu sobre a complexidade do autismo. De acordo com dados internacionais o transtorno atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo. Na explanação a neuropediatra também informou sobre as formas de identificar e diagnosticar os pacientes, quanto mais cedo, melhor. E um dos objetivos da Associação dos Autistas é apoiar e orientar os pais na condução do tratamento e no processo de inclusão social das crianças.

O plenário foi ocupado por familiares, cuidadores e pessoas interessadas em saber mais sobre o Autismo. Durante a sessão, os participantes também conheceram o projeto do vice-presidente, João Felipe, que institui a Carteira Municipal de Identificação do Autista. Já sancionado, o projeto transformou-se na Lei 1.330/2019. “Esta é uma noite muito especial. Sou feliz por também ser porta voz dos autistas e suas famílias nesta Casa. Esta já é uma vitória e continuaremos na luta”, disse João Felipe.