24 de setembro de 2021

Barreiras realiza a Semana Nacional do Trânsito

Está sendo realizada em Barreiras a Semana Nacional do Trânsito que vai acontecer até o dia 25 deste mês. Na abertura, o Presidente da Câmara Municipal, Otoniel Teixeira, esteve presente com demais vereadores da Casa, ainda estiveram presentes no evento representantes das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, da Ciretran, do Cootrans, Guarda Municipal, Denit, secretários de governo, subsecretários, o Samu e CDL, além de autoridades civis e população de Barreiras.

Neste ano, a Semana tem o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, procurando incentivar junto à sociedade um tráfego mais seguro.

Durante estes dias de ação, estão previstas palestras com o foco em alertar sobre o cuidado com os mais vulneráveis, estas apresentações serão feitas em escolas e empresas direcionadas aos entregadores de mercadorias.

O presidente da Câmara Municipal, Otoniel Teixeira, destacou a importância destas ações: “A educação é tão importante quanto a fiscalização, temos que conscientizar a população dos riscos que envolvem a violência, a imprudência e a falta de empatia no trânsito. Os condutores tem que entender a seriedade de ter responsabilidade sobre este tema.”

Segundo o Prefeito, Zito Barbosa, a Semana Nacional de Trânsito veio a somar pois coincidiu com o mês em que será apresentado à população de Barreiras, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que prevê a organização no trânsito da cidade.

O Prefeito ainda disse: “É uma proposta inédita em Barreiras que estaremos apresentando aos munícipes e ouvindo o retorno de cada um, acatando ideias e opiniões para inserir ao estudo. Depois disso, encaminharemos o projeto à Câmara Municipal, para que seja apreciado, aprovado e se torne lei. Será um passo importante para a realização de mudanças estratégicas no trânsito de Barreiras, garantindo mais segurança, mobilidade e fluidez. Priorizando os mais frágeis e prezando pela vida”, disse Zito Barbosa.