30 de junho de 2020

Ações da Câmara de Barreiras contribuem para conquista da sede da ABL

O presidente da Câmara de Barreiras, Eurico Queiroz Filho, participou na manhã de segunda-feira, 29, da assinatura da ordem de serviço para reforma do espaço onde vai funcionar a sede da Academia Barreirense de Letras. O ato, feito pelo prefeito Zito Barbosa foi acompanhado pela diretoria da ABL, representada pelo presidente Valney Rigonato e os escritores Marilde Queiroz, Durval Nunes e José Tenório de Souza.

A conquista da sede foi acelerada a partir de intervenções feitas pelo presidente Eurico Queiroz e facilitada com o Título de Utilidade Pública concedido pela Câmara de Vereadores em 2018, numa indicação do vereador João Felipe. A sede da Academia Barreirense de Letras será no antigo Paço Municipal, localizado na praça Duque de Caxias, e deve ficar pronta no mês de dezembro, de acordo com o prefeito Zito Barbosa, que anunciou também a requalificação do Centro Histórico e reforma do Palácio das Artes com a finalidade de “tornar Barreiras uma cidade cada vez mais educadora”.

Para o presidente Eurico Queiroz a iniciativa do Executivo fortalece a cultura barreirense. “O que percebo hoje é que as demandas estão resolvidas porque atualmente existe um Poder Legislativo, que apesar de ser independente, marcha junto com o Executivo, fazendo com que Barreiras seja uma cidade em desenvolvimento”, disse Eurico Queiroz.

Com a sede, as ações da ABL podem ser potencializadas. O espaço chega no ano em que a Academia completa 15 anos de existência. “Com essa assinatura, acreditamos que o Executivo e o Legislativo acertam na perspectiva de valorizar a cultura e a Literatura, e nós como Academia vai ser muito importante porque o nosso projeto é transformar cada vez mais a ABL em uma Academia de Letras que atua junto com a sociedade, com as escolas e contribua para uma formação plena e ampla dos cidadãos e das pessoas que vivem no Oeste da Bahia e que precisam, sobretudo, conhecer o que há de melhor na sua cultura” disse o Valney Rigonato, presidente da ABL.