21 de dezembro de 2015

Vereadores tratam do aumento da tarifa do transporte coletivo com a Pastoral da Juventude em sessão especial

IMG_0022

Transformada em sessão especial, a sessão plenária desta terça-feira 08/11, acolheu jovens da Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Barreiras. “Em respeito aos colegas vereadores, autoridades aqui presentes, aos jovens da PJ e todos que estão nas galerias da Câmara, transformo a sessão plenária de hoje, em sessão especial”. Falou o presidente Tito.

O presidente iniciou os trabalhos do dia informando sobre a convocação feita pela Mesa Diretora ao gerente da Embasa a ocupar a Tribuna nesta terça-feira para prestar esclarecimentos à população sobre os serviços prestados pela empresa e que o mesmo avisou sobre a impossibilidade, e que se disponibilizará em outra data a ocupar a Tribuna para prestar os devidos esclarecimentos.

IMG_0203

Os vereadores presentes ocuparam a Tribuna e debateram sobre a questão do aumento das passagens do transporte coletivo que causou grande insatisfação e indignação à população barreirense de modo especial aos jovens estudantes que sentem como um desrespeito e insensibilidade para com as pessoas de baixa renda. Haja vista que são essas pessoas que dependem dos serviços do transporte público no município.

Em seu pronunciamento o vereador Gilson Rodrigues leu as duas representações que foram encaminhadas para o Ministério Público pedindo a revogação do aumento nas tarifas dos transportes coletivos tanto na cidade como os da zona rural do município. Sendo uma representação de autoria da Mesa Diretora da Câmara e outra da Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Barreiras.

Para os vereadores, o momento é crítico com relação a essa determinação do Sr. Prefeito de Barreiras. Depois de pesquisas sobre valores de passagens para viagens intermunicipais em empresas diversas, confirma-se que está mais caro andar de ônibus dentro do município de Barreiras do que para as cidades vizinhas. Os vereadores presentes à sessão confirmaram ainda que assinariam junto a PJ uma moção de repúdio a essa decreto.

IMG_0243

Durante a sessão, por requerimento do vereador Gilson Rodrigues, o presidente garantiu a participação do jovem Guilherme Matheus, coordenador da PJ no vicariato I, que corresponde aos grupos de jovens nas paróquias da cidade de Barreiras a ocupar a Tribuna Popular e falar em nome de todos os jovens da PJ de Barreiras.

Guilherme disse que a determinação feita pela prefeitura contraria o que a PJ e outras instituições vem defendendo, que é a melhora da qualidade de vida dos jovens, principalmente no que se refere a uma longa caminhada de lutas contra o extermínio da juventude. “Nossa luta é para melhorar a vida dos jovens, ajudando-os a viver dignamente com direito a estudo, lazer e trabalho, assim tiramos os jovens dos muitos outros caminhos da vida”. Disse o jovem Guilherme.

Encerrando a sessão, o presidente Tito agradeceu aos jovens da Pastoral da Juventude pela importante participação, se comprometendo com os demais vereadores a continuar acompanhando a tramitação das representações e iniciativas para que o município possa ter um serviço público de transporte coletivo digno para toda a população.

ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras