08 de fevereiro de 2017

Vereadores criticam irregularidades na realização de obras pela prefeitura

Na sessão de terça-feira (14/06) os vereadores debateram sobre diversos problemas que a população barreirense vivencia.

Como de práxis em todas as sessões da Casa, foi realizada leitura das matérias no expediente, tendo como destaque o descaso do Poder Executivo com a população barreirense durante os três anos e meio de governo, também foi objeto de debate na sessão, onde vereadores voltaram a criticar duramente o gestor municipal pela não realização de obras no município, sendo que só agora faltando apenas três meses para terminar o mandato, o prefeito segue a todo vapor com realização de obras eleitoreiras, e lembraram ainda sobre as obras emergências lançadas pelo prefeito e não foram cumpridas, bem como os decretos de emergência que justificaram a não realização do carnaval de 2013 e de 2016 e nada foi feito.

Além de mencionarem o dia 14 de junho como sendo o Dia Universal do Doador de Sangue, falaram do descaso do Governo do Estado em não concluírem a construção do hemocentro, deixando a responsabilidade da coleta de sangue apenas por conta do HEMOBA no HO, o que tem causado grande insegurança das pessoas que são submetidas a uma cirurgia e necessitam de reposição de sangue.

Foi destacada a reunião realizada na Presidência da Câmara para tratar sobre a situação das águas dos rios com vários ambientalistas e instituições, para juntos pensarem numa forma de fiscalização da degradação dos rios de maneira especial o Rio Grande, Rio de Ondas e Rio Branco, que vêm causando muita preocupação para a população do oeste baiano sobre a baixa vazão de água em seus leitos, ficando decidido no grupo que a Câmara Municipal sediará um seminário a fim de que juntos possam buscar soluções, evitando que o pior possa acontecer que é o desaparecimento dos rios como foi de muitos na região.

Destacaram ainda este importante dia do doador de sangue, demonstrando a necessidade de voluntários realizarem a doação de sangue, contribuindo assim para um ato de solidariedade que salva vidas.

Por último se pronunciou o presidente da Câmara falando sobre os serviços de abastecimento de água prestados pela Embasa no município. Ele falou sobre a ação judicial que pede anulação da concessão das águas renovada pelo governo municipal para a empresa por mais 30 anos, de forma ilegal prejudicando principalmente os mais carentes, de modo especial através da política de tarifária de esgoto em 80%. Falou ainda da ação popular de sua autoria que subiu ao Tribunal de Justiça da Bahia, e que busca anular a renovação da concessão dada à Embasa, sem nenhuma consideração a população carente do município. “Não podemos permitir mais uma vez, esses atos que se colocam contra os interesses da população”. Frisou o presidente, falando ainda de sua indignação pelo governo municipal que insiste em manter nas mãos da embasa por mais 30 anos a concessão da água e que cerca de quatro (4) mil imóveis estão com os serviços de água suspensa, sem falar que certos bairros ficam vários dias sem água nas torneiras.

Ao encerrar a sessão, o presidente agradeceu os presentes nas galerias, aos radiouvintes, bem como as emissoras de rádio que levam a mensagem do Legislativo aos lares daqueles que desejam acompanhar os serviços da Câmara e informou mais uma vez que a íntegra das sessões chegará nos lares barreirense através do canal 4.1 da TV Câmara de Barreiras.

ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras