08 de fevereiro de 2017

Tribuna Popular recebe Drª Marisa Lobo

Na sessão de quarta-feira (01/05), a Câmara Municipal de Barreiras recebeu a palestrante e escritora Drª Marisa Lobo, para falar sobre a ideologia de gênero em virtude das reflexões e apreciação do projeto de Lei do Poder Executivo que propõe o Plano Municipal de Educação – PME, que será encaminhado para votação no dia 21 de julho.

Drª Marisa Lobo também é psicóloga clínica, especialista em saúde mental e filosofia dos direitos humanos. Presta consultoria em prevenção e enfrentamento às drogas e em políticas públicas para mulheres, drogas e pedofilia. Atualmente é pesquisadora de “gênero sexual”, e desde 2000 é perita criminal em casos de abuso sexual infantil, coordenadora do movimento Maconha NÃO, entre outros.

se1-1

A vinda da Drª Marisa, além da ocupação na Tribuna Popular para falar sobre a referida temática, também fez o lançamento de seu Livro, A Ideologia de Gênero na Educação.

A palestrante em suas abordagens sobre a temática foi enfática ao falar que a ideologia de gênero busca criar as crianças sem papéis sexuais definidos: menino como se não fosse menino, e menina como se não fosse menina e que a ideia é que seja tudo igual. É o que estão querendo impor nas escolas deste país a fora. E que a sociedade e especialmente os pais não podem deixar isso acontecer e que tal orientação nas escolas pode acabar com a família no seu sentido mais profundo de união entre os pais e os filhos. Segundo ela a questão de gênero precisa ser discutida na escola no sentido de valorização da mulher e ensinar os meninos que são diferentes das meninas e vice versa e ambos têm que se respeitar.

“É preciso discutir gênero na lógica da diferença e do respeito, sem preconceito”. Disse ela, que alertou ainda sobre a necessidade de acabar com a banalização dos valores transmitidos pela família.

se1-2

Após explanação da Drª Marisa o presidente Tito garantiu a palavra aos vereadores para os possíveis questionamentos, que iniciou pelo vereador Gilson Rodrigues, proponente do convite à palestrante, que agradeceu a convidada pelas colocações e garantiu que é preciso revisar e retirar do Plano Municipal de Educação – PME enviado pelo prefeito toda referência com relação à questão de gênero.

Durante a sessão, os vereadores levaram ainda à Tribuna questões com relação à administração pública municipal a exemplo do vereador Lúcio Carlos que voltou a criticar a saúde pública do município, dizendo que o bairro Santa Luzia a falta de médicos no PSF já chega a 15 dias, e que os usuários não conseguem marcação de nenhum tipo de exames. Já o vereador Alcione fez referência a audiência pública realizada pelo Poder Executivo para prestação de contas do primeiro quadrimestre dos gastos aplicados na área da saúde e que a comissão de saúde no Legislativo não foi convidada a participar, e criticou ainda a ausência da sociedade.

O presidente Tito encerrou a sessão agradecendo a Drª Marisa Lobo pela participação na Tribuna e convidou os presentes e a população em geral para a audiência Pública a ser realizada no dia 09 de junho no plenário da Câmara para refletir com a sociedade a respeito do PME antes de ser encaminhado para apreciação e votação no Legislativo.

ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras.