26 de outubro de 2017

Vereadora Graça Melo realiza Prêmio Curta Outubro Rosa como parte da campanha de conscientização contra o Câncer de Mama

A Tribuna Popular desta quarta-feira, 25, promovida pela Câmara de Vereadores de Barreiras teve uma proposta diferente. Envolvida na campanha de conscientização contra o Câncer de Mama, a vereadora Graça Melo, levou para a Casa, a mastologista, Alba Dias para conversar sobre o assunto, e de maneira bem prática e lúdica, a enfermeira Patrícia Manuela Mascarenhas, mostrou como deve ser feito o autoexame- importante para a descoberta e cura precoce da doença. Já a enfermeira Jaqueline Moreno falou da programação desenvolvida pela Secretaria de Saúde durante o Outubro Rosa.

Este ano, a vereadora, além de eventos esportivos e distribuição de cartilhas que orientam as pessoas sobre o câncer, realizou o Prêmio Curta Outubro Rosa, que envolveu alunos de escolas públicas e particulares de Barreiras. A proposta foi produzir um vídeo de conscientização. Duas escolas disputaram a final e o Prêmio de melhor curta foi dado aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia –IFBA. O segundo lugar foi para os alunos do Centro Educacional de Barreirinhas.

Durante a Tribuna Popular o destaque maior foi para a necessidade das mulheres se preocuparem, sim, com a prevenção ao Câncer de Mama, já que é o que mais mata pessoas do sexo feminino. Houve ênfase também para os exames de mamografias que são indispensáveis. O Câncer de Mama quando descoberto no início tem 95% de cura.

“Estou muito feliz com a campanha e esta Tribuna Popular, com certeza, conscientizou muitas mulheres. A Câmara de Vereadores cumpre aqui um dos seus papeis que é também levar informação à sociedade. Sem dúvida continuaremos trazendo pautas que contribuam diretamente com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou a vereadora Graça Melo.