03 de abril de 2018

Vereadora Graça Melo mais uma vez participa da programação da Semana do Autistismo em Barreiras

Desde o ano passado, a vereadora Graça Melo (PTB), tem sido parceira da Associação Amigos dos Autistas de Barreiras e por extensão de todas as famílias que convivem com pessoas que sofrem com o transtorno. Em 2017, o projeto 035, de sua autoria, criando a Semana de Conscientização do Autismo, transformou-se em Lei. O período é de 02 a 08 de abril, e a programação está bem diversificada.

A Semana do Autismo continua nesta terça-feira, 03, às 14h, no cinema, onde a vereadora fechou parceria e 30 crianças vão assistir filmes. Na quarta-feira, 04, às 14h, no IFBA, haverá uma Roda de Conversas com adolescentes autistas; às 19h, na Câmara de Vereadores, a Associação Amigos dos Autistas (AMA), ocupa a Tribuna Popular –destacando a trajetória de Amigos dos Autistas de Barreiras e região. A programação se estende até domingo.

Além de se envolver na Semana do Autismo, Graça Melo, apresenta um novo projeto de apoio aos autistas da cidade. Desta vez, é o 026/2018 que propõe a inserção do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista nas placas de atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados. O símbolo é uma peça de quebra-cabeça, de cores diferentes que representam a diversidade de pessoas e famílias que lidam com o transtorno.

“Faço parte desta luta em favor da conscientização sobre o autismo por ser pediatra e por ter a oportunidade, enquanto legisladora, de contribuir com a apresentação de projetos que garantam os direitos dessas pessoas, e enalteçam ainda mais o trabalho da AMA. Estou feliz porque mesmo antes de ser aprovado, este projeto já conta com apoios, a exemplo da Secretaria Municipal de Saúde que já está fazendo adequações para priorizar o atendimento aos autistas”, disse a vereadora.

O Autismo

Também chamado de Transtornos do Espectro Autista – TEA, é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.

O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção, e podem apresentar outras condições como hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender.