19 de junho de 2019

Vereador João Felipe cria Leis que protegem os animais

Um dos principais focos do vereador João Felipe –PTB, tem sido atuar na defesa dos animais do município, pautado na declaração da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que garante a proteção dos bichos quanto a exploração, abandono, tráfico e extermínio. De acordo com João Felipe que tem duas leis sancionadas voltadas para a defesa dos animais – estes são criaturas importantes para o equilíbrio natural e merecem ser respeitados como seres vivos que são.

Uma das leis sancionadas pelo Executivo é a 1.332/2019 que institui a Semana de Proteção aos Animais, que será incluída no calendário do município e realizada anualmente no dia 04 de outubro –data em que é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A Lei propõe que o Executivo faça eventos de conscientização sobre a posse responsável e castração, feiras de doação de filhotes, concurso de redação e exposição de fotos sobre os animais e palestras que abordem temas relacionados à proteção.

Outra lei sancionada é a 1.351/2019 que institui o mês Outubro Rosa Pet, que tem o objetivo de conscientizar quanto a prevenção e o tratamento do câncer de amam em cadelas e gatas. O Outubro Rosa Pet, também será incluído no calendário de eventos de Barreiras. A campanha, proposta pela Lei deve-se ao índice da doença nestes animais. As estatísticas apontam que metade das cadelas desenvolve o câncer de mama em alguma fase da vida e 03 em cada 10 gatas sofrem com o câncer.

O vereador João Felipe tem ainda dois projetos em defesa dos animais em tramitação: o projeto de Lei 48/2019 que cria o Programa Cachorródromo –espaço público para cães, e o 024/2019, que institui no âmbito do município oo mês “Abril Laranja” dedicado à campanha de prevenção da crueldade contra os animais.