08 de fevereiro de 2017

Sessão solene marca início das atividades do ano de 2016 no Legislativo Municipal de Barreiras

Com a participação expressiva de autoridades e da comunidade barreirense, na noite de terça-feira (02/02), a Câmara Municipal de Barreiras realizou a sessão solene de abertura das atividades do ano de 2016 no Legislativo.

Inicialmente o presidente da Casa, vereador Tito, acolheu os colegas vereadores para mais um ano de trabalho parlamentar no município, bem como a todos os presentes.
A sessão recebeu o prefeito em exercício o Sr. Carlos Augusto Barbosa Nogueira (Paê), para apresentar ao Legislativo e a população barreirense a mensagem anual da Prefeitura de Barreiras na abertura do Ano Legislativo de 2016.

O prefeito Paê Barbosa, em sua mensagem na condição de prefeito municipal, inicialmente expressou a felicidade de estar dirigindo sua palavra aos parlamentares do município, bem como a todos os seus munícipes, mas não se eximiu de falar que o atual momento em que passa o município é difícil. Paê apresentou dados de balanço, das ações do Executivo, reconhecendo pontos que precisam de uma melhor atenção por parte das autoridades constituídas e falou ainda de projeções para o ano de 2016, incluindo as metas fixadas na Lei Orçamentária deste ano, elaborada pela Prefeitura, algumas com a participação popular.

sessao2

Em sua fala o prefeito ressaltou sobre a decisão tomada em cancelar o carnaval de Barreiras, devido à situação de emergência que o município se encontra. Haja vista que os munícipes vêm enfrentando sérios problemas de infraestrutura, no atendimento a saúde, educação, ou seja, em todo atendimento básico que necessitam. Sabe-se que as fortes chuvas caídas no mês de janeiro apenas acentuaram os problemas existentes.

O prefeito na oportunidade entregou a Mesa Diretora o Plano Municipal de Educação – PME, esperado por esta Casa desde o mês de junho, para ser encaminhado a todos os parlamentares para a devida apreciação e aprovação.

Em seus pronunciamentos, os vereadores falaram dos problemas que toda a população do município vem enfrentando, frente à ausência no atendimento às necessidades básicas que é de responsabilidade dos poderes públicos e confirmam o compromisso com o povo, que é o de fiscalizar e acompanhar o emprego do dinheiro público. Pedem ainda ao Executivo, que tome providências urgentes principalmente no que se refere à infraestrutura com serviço de macro drenagem em bairros que estão sendo mais atingidos com as chuvas, para evitar transtornos principalmente aos mais necessitados sendo os que mais sofrem com a falta dos bens públicos que lhes são negados por falta de planejamento na atual administração.

Esta sessão contou ainda com a participação de moradores do bairro Serra do Mimo que aproveitaram para fazer um protesto de forma pacífica apresentando em cartazes a situação de emergência que o bairro se encontra com ruas totalmente intransitáveis, pedindo atenção.

sessao3

Em sua mensagem de abertura dos trabalhos da Câmara para este ano, o presidente Tito se pronunciou reafirmando o compromisso do Poder Legislativo com a população, pedindo a colaboração e o empenho dos colegas, a fim de garantir uma qualidade de vida melhor para a população, bem como a transparência na aplicação dos recursos da Câmara. Ressaltou ainda sobre os investimentos realizados na Casa Legislativa, que teve como objetivo transformá-la em lugar acolhedor, harmônico e que seja de fato a Casa do povo, a exemplo da instalação de um moderno elevador o qual criou a possibilidade de acesso para as pessoas com deficiência na Casa, e a TV Câmara que leva aos lares barreirenses a atuação de cada parlamentar, dentre dezenas de outras importantes medidas.

O presidente enfatizou que os trabalhos da Casa Legislativa primam sempre por defender os interesses da população. Falou ainda dos problemas que se agravaram com as fortes chuvas, e deixou claro que tais problemas atingem diretamente aos mais desfavorecidos. “É preciso que a gestão pública se antecipe aos problemas e que sejamos capazes de definir com sensibilidade as prioridades para os gastos públicos. Podemos sim fazer melhor por nossa gente, por isso fiscalizaremos cuidadosamente os desdobramentos administrativos durante todo exercício do ano 2016”. Frisou Tito.

ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras.