Publicado em 16/02/2017 às 05:13

Recursos Hídricos do Oeste são tema da Tribuna Popular da Câmara

Nesta quarta-feira, 15, a Câmara de Barreiras recebeu a visita do Engenheiro Paulo Baqueiro, membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Grande que ocupou a Tribuna Popular para falar sobre os Recursos Hídricos da região Oeste, em especial o Aquífero Urucuia, destaque de uma reunião técnica que será realizada na sexta-feira, 17.

Durante a explanação foi mostrada a necessidade de preservação dos Recursos Hídricos, dada a importância do Aquífero para o Rio Grande e em sequência para o Rio São Francisco. Só para se ter ideia, em época de estiagem o Urucuia alimenta o São Francisco com 90 por cento das águas, e a maioria desses recursos estão na região Oeste.

Aquífero é uma formação geológica subterrânea capaz de armazenar água e que possua permeabilidade suficiente para permitir que o líquido se movimente, retém água da chuva que se infiltra no solo e distribui para todos os recantos do Oeste, alimentando os rios e nascentes. O Urucuia tem um imenso potencial para utilização, tornando-se fundamental para o Plano de Bacia que vai determinar onde gastar água.

O assunto chamou a atenção dos vereadores que participaram tirando dúvidas e questionando vários aspectos do uso da água na região Oeste, inclusive, as frequentes liberações de outorgas e abertura de poços artesianos, vazão e conservação dos rios. Uma Tribuna popular bem participativa. “Este é um espaço importante para a sociedade que pode discutir temas relevantes para a vida de todos. A Câmara está de parabéns por se interessar com a preservação dos recursos hídricos e ainda pelo uso racional da água em nossa região”, disse Paulo Baqueiro.