03 de agosto de 2018

Primeira feira noturna de Barreiras leva centenas de pessoas para o Centro de Abastecimento

A Câmara de Vereadores prestigiou na noite desta quarta-feira, 01, a abertura da primeira feira noturna do Centro de Abastecimento, realizada para fortalecer a agricultura familiar e dar mais uma opção de horário para o consumidor que não tem tempo de frequentar a feira durante o dia. A iniciativa visa aquecer as vendas, gerar emprego e renda.

O presidente Gilson Rodrigues, a 1ª secretária Graça Melo, os vereadores Cezar da Vila e Hipólito, acompanharam a primeira noite de vendas noturnas do CAB, e viram que as pessoas gostaram. “Esta é uma iniciativa muito importante e a Câmara de Vereadores está aqui para apoiar. Este projeto começou na Casa com a aprovação da Lei nº 1.123/2014, de 29 de outubro de 2014, de autoria da então vereadora Karlúcia Macedo, hoje vice-prefeita. Estamos muito felizes por isso. As pessoas precisam de oportunidades como esta e a prefeitura está de parabéns pela execução da Lei ”, disse o presidente Gilson Rodrigues.

A feira noturna teve início às 17h e se estendeu até às 22h e superou a expectativa da organização, de acordo com o subsecretário de Agricultura, Indústria e Comércio Rider Castro. Os consumidores encontraram uma grande variedade de produtos e saíram satisfeitos. Depois do bom resultado, a prefeitura vai analisar a continuidade da feira noturna. “Foi tão bom que parecia que estávamos num sábado pela manhã. Eu acredito que isto vai permanecer, sim, todas as quartas-feiras, mas esta decisão depende, evidentemente, dos feirantes e a gente vai conversar com eles após o evento”, afirmou Rider Castro.

O secretário de agricultura José Marques, que visitou as bancas e conversou com feirantes e consumidores, acompanhado da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do presidente da Câmara Gilson Rodrigues, do subsecretário Rider Castro, demais secretários e vereadores, avaliou como positiva a realização da Primeira Feira Noturna do CAB.

“A orientação do Prefeito Zito Barbosa para tomarmos essa iniciativa, foi para valorizar ainda mais os feirantes, fortalecer o comércio e dar oportunidade para quem tem o tempo reduzido durante o dia fazer também suas compras a noite. Esse momento servirá de laboratório, iremos avaliar a partir de agora a ideia de funcionar a feira todas as quartas-feiras durante a noite, e pelo que estamos percebendo o saldo é altamente positivo, superando nossas expectativas para o primeiro dia.” Disse.

Atenta nas promoções, a moradora do bairro São Paulo, Kênia Albuquerque, relatou que a Feira Noturna do CAB é uma ótima ideia. “Super positivo essa iniciativa, feiras como essas já acontecem em outras cidades e Barreiras pela sua dimensão merecia esse projeto de funcionar também à noite. Ajuda bastante os trabalhadores e o clima é muito favorável”, disse.

Com plaquinhas de promoções chamando atenção de quem passava, a banca da comerciante Maria Oliveira estava bastante movimentada de clientes. “Pensei que para a primeira noite seria fraco de clientes, mas aqui está lotado, coloquei promoção para chamar atenção dos clientes e fazer com que esse projeto se concretize nas noites de quarta-feira”, relatou.

A Primeira Feira Noturna do CAB teve início às 17h e se estendeu até às 22h. Quem foi às compras, assim como o empresário Adelson Dalton, encontrou frutas, verduras, legumes, condimentos, cereais, ovos, peixes, carne, produtos importados, laticínios, doces, petas, requeijão, derivados e deixaram também, seus filhos brincarem no parquinho montado especialmente para as crianças nessa primeira noite.

“Achei uma grande iniciativa e tenho certeza veio fortalecer o nosso comércio. Essa atitude é positiva e torcemos para que vire tradição em nossa cidade”, disse Adelson.

Além de aquecer o comércio local, em especial os segmentos dos feirantes, a Feira Noturna dará oportunidade para o cliente adquirir os produtos da nossa região em um horário diferenciado. Essa foi a avaliação do Gerente Regional do Sebrae, Emerson Cardoso que fez questão de conferir a primeira noite da Feira Noturna do CAB.

“Andei pela feira e pude ouvir várias avaliações positivas dos feirantes e clientes. Essa com certeza é uma iniciativa inovadora que contribuirá não só para os feirantes local, como também para o comércio próximo. Aos poucos, quando essa energia se consolidar, tenho certeza que teremos empresas investindo também a noite, fortalecendo ainda mais o comércio local”, avaliou Emerson Cardoso.

Organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia, Indústria e Comércio, por meio do Programa Vale Produtivo, a Feira Noturna do CAB promovida pela Prefeitura de Barreiras, servirá como parâmetro para a implantação também da Feira Noturna itinerante “Feira da Lua”, que tem características especificas, conforme determina a Lei Nº 1.123/2014, de 29 de outubro de 2014, de autoria da então vereadora Karlúcia Macêdo, atual vice-prefeita de Barreiras e servirá para dinamizar e fortalecer o comércio neste seguimento no município.