04 de outubro de 2017

Prevenção ao Câncer de Mama é debatida durante sessão da Câmara de Barreiras

O mês de outubro começou e junto com ele a campanha intensiva de prevenção ao câncer de mama, destaque da sessão desta terça-feira, 03. Os vereadores enfatizaram a importância das ações para conscientizar as mulheres da necessidade de se prevenir. Quanto mais cedo identificar a doença, mais chances de cura.

Com o objetivo de sensibilizar ainda mais a população quanto a importância da prevenção primária e secundária do câncer de mama, a vereadora Graça Melo, apresentou o projeto de Lei 094/2017 que institui a campanha de prevenção ao câncer de mama, denominada mundialmente de “Outubro Rosa”, no âmbito do município de Barreiras.

De acordo com o projeto, durante o mês de campanha devem ser divulgados os direitos assegurados pela Lei Federal nº 11.664, de 29 de abril de 2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama. O mês de outubro passa a integrar o calendário oficial de datas e eventos de Barreiras.

“O autoexame propicia o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando a chance de cura em mais de 95%. É importante cada vez mais o acesso a informação para que as pessoas busquem alternativas de prevenção, e se diagnosticado, procurem logo o tratamento. Por isso, a preocupação em apresentar o projeto 094/2017 que propõe a realização da campanha anual do “Outubro Rosa”, afirmou a vereadora Graça Melo.

Em Barreiras a campanha começou segunda-feira, 02, com uma caminhada. Até o dia 31, nas unidades de saúde, profissionais vão ficar à disposição das mulheres que tiverem algum sintoma suspeito de câncer de mama. No dia 05/10, será realizada palestra sobre ações preventivas contra o câncer de mama, nos PSFs 07 e 08, do bairro Morada da Lua. Já de 16 a 20, uma unidade móvel será instalada na praça Landulfo Alves, onde acontecerá o mutirão de mamografia. Dia 17/10, serão feitas palestras no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), nos períodos da manhã e tarde. Dias 25 e 26, na unidade de saúde Jaime Lima, na Vila Dulce, vão ser feitas palestras e atendimento de prevenção ao câncer de útero. A programação encerra dia 31/10 com palestra no Centro Cultural Rivelino Carvalho.