25 de fevereiro de 2022

Câmara de Vereadores realiza Tribuna Popular em comemoração aos aniversários da PMBA e 10° BEIC, em Barreiras

As comemorações dos 197 anos da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e 47 anos do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) motivaram a proposta da Tribuna Popular realizada na última quarta-feira (23), no Plenário da Câmara Municipal de Barreiras.

A Tribuna Popular foi conduzida pelo Presidente Otoniel Teixeira (PSD) e resultou da proposição do vereador Adriano Stein (PP), cujos conteúdos foram sequencialmente apresentados pelo Tenente Coronel Otávio Alonso Uzêda, comandante do 10º BEIC, e pelo Tenente Coronel José Carlos Soares Mariano, subcomandante do Policiamento da Região Oeste (CPRO).

Durante o seu pronunciamento, o Tenente Coronel Uzêda expôs uma bem ilustrada linha do tempo sobre a corporação baiana, de maneira a combinar datas significativas com registros fotográficos de marcantes realidades da trajetória histórica da PMBA. Cabe destacar que o comandante do 10º BEIC tem mais de 37 anos de serviços prestados à segurança pública do Estado, além de colaborar com instituições filantrópicas e pessoas da comunidade.

Ao discorrer sobre o aniversário de 47 anos do 10º BEIC, o Tenente Coronel Uzêda apontou as mudanças e diversas transformações que se evidenciaram nas viaturas e nos equipamentos de proteção utilizados pelos policiais, notadamente um conjunto de ações mais humanizadas na formação dos soldados e praças.

Ainda se reportando às mudanças no âmbito da corporação, o primeiro convidado também destacou tanto a primeira turma de mulheres na PMBA (1989), quanto a primeira turma de policiais mulheres em Barreiras (1996). Por fim, citou os projetos em andamento, a exemplo da escolinha de trânsito em parceria com o Rotary Club, e novidades como a recomposição da Banda Maestro Wanderlei Oeste e a construção de uma pista de atletismo com campo sintético.

O segundo pronunciamento da noite ficou a critério do Tenente Coronel Soares, que mesclou impressões inicias da sua vinda para o Oeste da Bahia, em virtude da nomeação como subcomandante do Policiamento da Região Oeste (CPRO) no ano passado, com a apresentação de dados sobre o efetivo e as ocorrências voltados para os temas de segurança pública, destacando os índices de homicídios e a relação desta realidade com a problemática crescente das drogas na região. Ele frisou a necessidade que o comando tem de promover orientações voltadas para a burocracia institucional junto ao cidadão que desconhece essa estrutura administrativa e operacional no âmbito da PMBA, pois são atribuições distintas em múltiplos territórios baianos.

Os vereadores elogiaram a proposição do colega Adriano Stein e realçaram, nos concernentes pronunciamentos, vários aspectos que definem a “gloriosa Polícia Militar da Bahia”. Também ficaram lisonjeados e agradeceram o ato-surpresa de entrega, a cada vereador(a), de um certificado pelo apoio às iniciativas e projetos da Unidade de Ensino (10º BEIC). Houve, ainda, comentários dos edis sobre as exposições histórica e conjuntural feitas pelos convidados, com ênfase nos esforços da corporação em promover diálogo e respeito no trabalho diverso de segurança prestado à população.

ASCOM/CMB