02 de julho de 2020

Guarda Municipal completa 18 anos e vereadores parabenizam a corporação

Na manhã desta quarta-feira, 01, o presidente da Câmara de Barreiras, Eurico Queiroz, e os vereadores Otoniel Teixeira e Silma Alves, participaram da comemoração dos 18 anos da Guarda Municipal. De forma restrita, a cerimônia realizada pela prefeitura teve a presença do prefeito Zito Barbosa, do secretário de Segurança, Júnior Sampaio, do comandante da Guarda, João Oliveira, da corporação, que por conta das normas de distanciamento social, participou de forma reduzida.

A Guarda Municipal foi regulamentada pela Lei nº 192/93, mas somente em 1º de julho de 2002, foram convocados os primeiros servidores aprovados no concurso público de 1999. Atualmente 146 servidores trabalham para proteger o patrimônio público, suas instalações e o meio ambiente do município, além de participar das ações da defesa civil.

Na cerimônia os vereadores parabenizaram a corporação pelos 18 anos de serviços prestados ao povo de Barreiras e presenciaram a assinatura da ordem de serviço, dada pelo prefeito Zito Barbosa para a construção do Quartel da Guarda Municipal. O prefeito disse que o planejamento é a obra seja entregue ainda este ano.

Durante a cerimônia a prefeitura destacou que Barreiras está entre as cidades baianas com menor índice de violência e disse que a guarda tem participação positiva no registro dos dados, já que sempre trabalha em conjunto com as polícias civil e militar. Em seu discurso, o presidente Eurico Queiroz parabenizou cada um dos 146 servidores, e sugeriu que o Executivo faça projeto de Lei, criando um pelotão especial, após treinamento, para que a Guarda Municipal possa andar armada, analisando que assim os servidores terão condições de defender melhor a população.