01 de março de 2018

Expedição Rio Grande é tema de Tribuna Popular da Câmara de Barreiras

Nesta quarta-feira, 28, a Câmara de Vereadores realizou a primeira Tribuna Popular de 2018. O espaço foi ocupado pela diretora da Organização Não Governamental Preservar é Vida, Anne Karine Ferreira. O assunto em pauta foi a Expedição Rio Grande- O Berço do Rio São Francisco, um trabalho que será realizado a partir do mês de junho.

A ONG vai percorrer os 580 Km de extensão do rio grande e fazer um levantamento sobre a situação da preservação, e verificar, principalmente, como está a qualidade da água, observando dados toxicológicos e de coliformes fecais. As informações serão levadas ao cidadão para que cada um tome consciência e ajude a preservar um dos principais afluentes do São Francisco.

A intenção é justamente cuidar do São Francisco por meio do rio Grande. A preocupação da ONG Preservar é Vida, é também colaborar com a coleta de informações que serão levadas para o 8º Fórum Mundial “Compartilhando Água”, que será realizado em Brasília. A Expedição vai começar pelo município de São Desidério. O término do percurso dos 580 Km está previsto para janeiro de 2019.

Falar sobre a preservação do Rio Grande é de fundamental importância para a Câmara de Barreiras, por isso, os vereadores enfatizaram a necessidade de trabalhos como este, e abordaram questões referentes às outorgas de água, consideradas desenfreadas, e ao esgoto que continua sendo jogado no rio, boa parte sem nenhum tratamento.

“A Câmara de Vereadores estará sempre aberta para discutir assuntos de interesse da sociedade, e este é o principal objetivo das Tribunas Populares. É preciso, sim, ter cuidado suficiente com o Rio Grande, meio de sobrevivência de diversas famílias. Estamos à disposição para apoiarmos este tipo de iniciativa”, afirmou o presidente Gilson Rodrigues.