Publicado em 30/03/2017 às 04:06

Em Tribuna Popular, presidente Gilson Rodrigues enfatiza importância da Banda 26 de Maio

O debate da sessão desta quarta-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Barreiras, girou em torno da Banda 26 de Maio, criada oficialmente há 28 anos mas que até hoje não tem estatuto de funcionamento definido. Não existe um regimento que especifique, por exemplo, a dotação orçamentária para manutenção e aquisição de instrumentos, o pagamento e a contratação de novos músicos. Por considerar a importância da 26 de Maio para o município, o Poder Executivo, por meio de um Decreto publicado no dia 10 deste mês, pretende regularizar a situação.

Para que tudo seja feito de acordo com a lei, as atividades foram suspensas por 120 dias. Só que com o desejo de permanecerem com os trabalhos, os músicos, representados pelo percussionista, Jordão Vittor da Silva, usaram a Tribuna Popular e pediram que as providências aconteçam o quanto antes, além de solicitar do Poder Legislativo aprovação de dotação orçamentária e criação de um novo projeto de lei para sanar os problemas específicos da Banda.

Terminada a explanação, o presidente Gilson Rodrigues, abriu os discursos em apoio às solicitações dos componentes, destacando a importância da Banda 26 de Maio para Barreiras, por considerar também o empenho, a paixão e a dedicação dos músicos para que a Filarmônica, torne-se a cada dia, uma das melhores da região.

“Tenham certeza que os 19 vereadores vão buscar uma solução junto com o prefeito, que tem demonstrado preocupação em regularizar a situação e melhorar as condições de funcionamento da 26 de Maio. A Câmara se compromete a trabalhar nesta questão e esperamos, sim, que até o aniversário de Barreiras, tudo esteja resolvido, para que a Banda ocupe o seu lugar e abrilhante ainda mais as comemorações”, finalizou Gilson Rodrigues.

Acompanhando o raciocínio do presidente, os vereadores reconhecem a importância da Filarmônica e vão abrir o diálogo, para, junto com o Executivo, encontrarem meios que permitam à 26 de Maio retomar as atividades o mais rápido possível.