Câmara homenageia Associação Baiana dos Produtores de Algodão pelos 20 anos de fundação

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 02, a Câmara de Vereadores de Barreiras aprovou Moção de Aplausos em favor da Associação Baiana dos Produtores de Algodão -ABAPA, que completou 20 anos de fundação. A iniciativa, aprovada por unanimidade, partiu dos vereadores Otoniel Teixeira (PSD) e Carlos Costa (DEM).

A Moção de Aplauso é um instrumento de reconhecimento às pessoas ou instituições que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade. A Associação dos Produtores de Algodão foi parabenizada pelo fortalecimento da fibra do algodão baiano e o apoio na consolidação de projetos estratégicos para fomentar o desenvolvimento da cotonicultura baiana. A atuação da ABAPA tem sido fundamental para levar a Bahia ao status de segundo maior produtor de algodão do Brasil e de maior produtividade do algodão não irrigado do mundo.

O aniversário de 20 anos de fundação foi no dia 31 de maio. São duas décadas de contribuição com programas que, de fato, elevaram a cotonicultura, a exemplo: Programa Fitossanitário – de monitoramento na defesa do algodão; Patrulha Mecanizada –de recuperação de estradas e nascentes; Centro de Treinamento – onde 15 mil pessoas foram capacitadas no ano passado; Apoio aos Pequenos Produtores; Corrida do Algodão; Cotton Bike e Prêmio ABAPA de Jornalismo.

A Moção de Aplausos reconhece ainda as ações de solidariedade que a Associação está desenvolvendo no enfrentamento da pandemia da Codiv-19, beneficiando centenas de baianos. Foram investidos até agora R$ 1,3 milhão para a aquisição de equipamentos e insumos para a instalação do primeiro laboratório certificado do Oeste da Bahia para o processamento de testes da Covid-19, e doação de 70 quilômetros de tecidos 100% algodão para a produção de 700 mil máscaras, distribuídas para prefeituras e entidades em mais de 100 municípios. Também foram doados eletrocardiogramas e monitores de aparelhos respiradores para o Hospital do Oeste.

  • Compartilhe: