20 de setembro de 2019

Câmara de Vereadores apoia Campanha Setembro Amarelo

Com o tema “Estou do Seu Lado”, a Associação e Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida, ocupou a Tribuna da Câmara, nesta quarta-feira, 18, para falar sobre a campanha “Setembro Amarelo”, desenvolvida com o objetivo de prevenir o suicídio, já que o número de pessoas que se suicidam no mundo é preocupante. Os palestrantes foram o psiquiatra Francisco Honorato e a psicopedagoga, Tatiana Gusmão.

A sessão foi dirigida pelo vice-presidente, João Felipe de Melo Lacerda. Durante a explanação a Associação disse que houve aumento nos casos de suicídio. Somente no Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa tenta suicídio. Enquanto no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida. A estimativa é da Organização Mundial da Saúde. A ideia do Setembro Amarelo é discutir o assunto e divulgar ações preventivas.

Em Barreiras, a campanha quer conscientizar que a pessoa que tenta suicídio não está fazendo drama; não é pra chamar atenção; nem é falta de Deus e muito menos frescura, e mostra que existem formas de superar o sofrimento. De acordo com a Associação e Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida, em geral, os suicídios são planejados e as pessoas dão sinais, e avisam e pedem ajuda por ajuda de maneira consciente e inconsciente.

A Câmara de Vereadores apoia a campanha Setembro Amarelo. Hoje, sexta-feira, 20, acontece a IV Caminhada de Prevenção ao Suicídio. A saída será às 16h em frente à Câmara, em direção à Praça Landulfo Alves.