12 de novembro de 2021

Câmara de Barreiras realiza sessão especial com professora da UNEB

O Presidente Otoniel Teixeira transformou em sessão especial a programação desta quarta-feira (10) na Câmara Municipal de Barreiras para garantir a exposição de Ana Jovina Oliveira Vieira de Carvalho, professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (DCH/UNEB/Campus Barreiras).

A professora Ana Jovina ocupou a Tribuna Popular para explanar o contexto nacional de atraso nas bolsas vinculadas aos programas institucionais de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), ambos com abrangência nacional. Estes programas se encontram ligados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que é um órgão de fomento vinculado ao Ministério da Educação (MEC), responsável pelo pagamento mensal das bolsas de estudantes e professores.

Os recentes cortes no orçamento da CAPES afetaram os programas PIBID e RP, aprovados nas diferentes instituições universitárias do País. Esse atraso ameaça diretamente, desde o mês de setembro, um conjunto de ações pedagógicas que aproximam os estudantes das licenciaturas do futuro campo de trabalho, mediante a imersão no cotidiano das escolas públicas da educação básica. “O papel do PIBIB e da Residência (Pedagógica) é levar para a educação pública toda a expertise das universidades no sentido de contribuir com a educação pública naqueles espaços”, ressaltou a professora Ana Jovina.

Os dados apresentados pela expositora confirmam a abrangência da UNEB também quando se trata da formação de professores. Desde 2020, a instituição atende, em média, 550 escolas da educação básica, sem interrupção, apesar da pandemia. No total, são 33 projetos do PIBID e 29 núcleos da Residência Pedagógica, perfazendo mais de 1.488 estudantes bolsistas das licenciaturas inseridos nas escolas das redes estadual e municipais do território baiano.

Em Barreiras, os cursos da UNEB que contam com bolsistas da Residência Pedagógica são as licenciaturas em Biologia, Pedagogia e Letras (este último curso também conta com o programa PIBID). “Nesse contexto tão desafiador, de desemprego, perdas e de doença (pandemia), as bolsas PIBID e RP representam um suporte para os estudantes da universidade que precisam investir em equipamento e manutenção para continuar seus estudos”, explicou a professora.

A sessão foi prestigiada pelos vereadores e estes apoiaram a iniciativa do movimento nacional de pressão junto aos parlamentares (deputados federais e senadores) para garantir dotação orçamentária e continuidade dos programas em foco. Estiveram presentes na sessão, o diretor da UNEB/Barreiras, Prof. Joaquim Pedro Soares Neto, coordenadores de curso, professores e estudantes bolsistas. Já as providências para viabilizar essa exposição da professora Ana Jovina na Tribuna Popular foram tomadas pela vereadora Carmélia da Mata (PP), junto à Presidência desta Casa Legislativa.