08 de fevereiro de 2017

Câmara de Barreiras realiza Audiência Pública para discutir Plano Municipal de Educação enviado pelo prefeito

pme

Na quinta-feira (09/06) o Poder Legislativo realizou Audiência Pública com as instituições e a sociedade civil de Barreiras, com o objetivo de discutir o Plano Municipal de Educação – PME, enviado pelo prefeito para a Câmara.

O Plano que é uma política educacional exige um conjunto de reflexões, claras e objetivas. Haja vista que é o documento principal que norteará as ações da educação no período de 10 anos. Portanto trata-se de um projeto que leva em consideração as demandas reais da educação no município, centradas em estratégias e metas com prazos estabelecidos, de curto, médio e longo prazo, de acordo as necessidades locais. Não é um plano de governo, a ser executando num determinado mandato de prefeito, mas um Plano da população e para a população, um plano institucionalizado por meio de Lei Municipal, em consonância com a legislação estadual e nacional.

A audiência contou com a participação da grande maioria dos vereadores, de pessoas ilustres e renomadas que contribuíram nas discussões e que atuam na educação em Barreiras, além de autoridades públicas e eclesiásticas e com a plenária lotada de pessoas da comunidade barreirense que participaram com o objetivo de conhecer o plano em tramitação no Legislativo que já tem data marcada para votação, no próximo dia (21/06) na Câmara Municipal.

Foi um momento caloroso de discussões entre as pessoas que compareceram para conhecer o plano e defender a educação como sendo uma ação de transmitir conhecimentos às crianças, adolescentes e jovens e a não contemplação de estudos relacionados às questões de gênero contidas nele. A tendência é que se retire toda e qualquer alusão a gênero, cabendo essa tarefa de responsabilidade dos pais.

Finalmente, o PME continua sob apreciação no Legislativo para ser votado. O objetivo é garantir a efetividade das estratégias e ações de todas as políticas públicas da educação no município. Assim, espera que, o PME, seja adequado a responsabilidade, com a cultura, com o planejamento democrático, científico e sistemático, que envolva os cidadãos barreirenses em seus anseios pessoais e coletivo e que o foco seja a educação de qualidade no município.

A audiência que teve seu encerramento mais de uma hora da madrugada, foi presidida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Tito, que agradeceu a presença e o interesse da população barreirense, bem como de todos os milhares de ouvintes das rádios que levaram aos lares as reflexões, e a imprensa local presente. As discussões na íntegra podem ser acompanhadas através da TV Câmara de Barreiras pelo canal 4.1 disponível diariamente.

Ascom – Câmara Municipal de Barreiras