08 de fevereiro de 2017

Câmara de Barreiras instala o programa Câmara Jovem

sessao-cmb

Na terça-feira (26/04), foi implantado na Câmara Municipal de Barreiras o Programa Câmara Jovem. Esta iniciativa é fruto da Lei 1.141 de 30 de dezembro 2014, que dispõe sobre a instituição da Câmara Jovem no Município de Barreiras e estabelece normas para seu funcionamento. São autores do Projeto os vereadores Carlos Tito, Karlúcia Macêdo, Gilson Rodrigues e Célio Akama, que contaram com o apoio de todos os demais vereadores para sua aprovação.

Inicialmente, 38 jovens farão parte da Câmara Jovem, representantes de 19 escolas contempladas em sorteio conforme a referida Lei municipal. Portanto, o próximo passo será a eleição de um vereador jovem titular e um suplente entre os 38 estudantes, que estejam matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio nos estabelecimentos municipais, estaduais, federais e privados de Barreiras, mediante processos seletivos de escolha dentro da unidade escolar, para um mandato de (06) meses.

O Programa Câmara Jovem de Barreiras foi criado com o intuito de proporcionar aos estudantes de Barreiras maior conhecimento da estrutura política e incentivar o exercício da cidadania, bem como ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil da cidade nas discussões de problemas sociais com relação à educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, segurança pública e principalmente sobre os problemas vivenciados por alunos, professores e servidores nas unidades escolares.

Para este primeiro semestre foram convidadas a participar pela Comissão de Educação da Câmara dezenas de escolas, tendo se apresentado as escolas particulares: Coopeb e Jardim Imperial; Estaduais: Prisco Viana, El Shadai, Antônio Geraldo, Herculano Faria e Duque de Caxias; e Municipais: Alcyvando Ligoury da Luz II, Santa Luzia, Padre Vieira, Boa Sorte, José de Castro, Octávio Mangabeira, Valdete Piedade de Holanda, Carmosa Francisca da Silva, Caic, Cleonice Lopes, Roberto Santos e Sagrado Coração de Jesus.

Para o presidente Tito, este programa irá incentivar imediatamente a participação dos jovens barreirenses na vida política de nosso município, com a garantia de que poderão participar diretamente na construção de ações voltadas para o verdadeiro interesse da população. Tito disse ainda que toda a estrutura do Poder Legislativo Municipal, especialmente os mecanismos de comunicação, hoje existentes na Câmara Municipal a exemplo da TV Câmara de Barreiras Canal 4.1 que estará à disposição dos vereadores jovens que integrarem o programa.

ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras.