21 de setembro de 2018

Câmara de Barreiras homenageia ex-prefeitos e famílias de pioneiros e faz resgate histórico

Nesta quarta-feira, 19, a Câmara de Barreiras promoveu um momento importante para a história do município, com a inauguração da Galeria de Prefeitos Baltazarino Araújo Andrade e da Galeria de Pioneiros Antonio Balbino de Carvalho, que fazem parte do projeto de valorização às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, trabalho que vem sendo feito há dez meses pelo Legislativo.

“Estamos muito felizes em poder valorizar o trabalho daqueles que muitas vezes deixaram de viver momentos com seus familiares e amigos, para se dedicar à construção de um município cada vez melhor de se viver. Eu não poderia passar por esta Mesa Diretora e não reconhecer o trabalho de cada um dos homenageados e daqueles que não estão mais entre nós. Se temos hoje uma cidade forte que é polo e referência regional, isso deve-se à dedicação de cada um que colocou suas vidas em prol desse município”, disse o presidente Gilson Rodrigues.

Mais de vinte ex-prefeitos foram homenageados com a Medalha Coronel Martiniano Ferreira Caparrosa – primeiro Intendente de Barreiras que assumiu o município em 1891. Dentre os ex-prefeitos estiveram presentes, Paulo Roberto Luz Braga e Antônio Henrique de Souza Moreira, os demais foram representados por familiares, muitos vindos de outros estados para receberem a honraria.

O ex-prefeito Baltazarino Araújo Andrade exerceu mandato por duas vezes e também trabalhou bastante para o progresso do município, e foi representado pelos filhos – Baltazarino Araújo Andrade Júnior, Francisco Araújo Andrade e Maria de Fátima Andrade Canut. “É uma honra o nosso pai ser homenageado como prefeito e como pioneiro e com o nome da Galeria dos ex-prefeitos. A marca dele ficou muito forte com muitas ações que fez, tratando a administração pública com lisura e tratando as pessoas com respeito. O que a gente tem que dizer, que é muito bom lembrar dele, e saber que o Legislativo e o Executivo estão atenados no passado da nossa terra e traz sempre o nome do nosso pai quando se fala em Barreiras”, disse Baltazarino Araújo Andrade Júnior.

Já a Galeria de Pioneiros Antonio Balbino de Carvalho, é composta por vinte e oito personalidades que foram pioneiras em diversas áreas, como Educação, Saúde, Religião, Economia – desbravadores que ajudaram a alavancar o município. As famílias foram homenageadas com a Medalha Coronel José Braz de Souza –primeiro presidente da Câmara Municipal. O Plenário Dr. Aroldo Cavalcante ficou lotado por familiares que dividiram o momento com o Legislativo.

“Este evento em homenagem aos pioneiros foi muito bonito, emocionante e de um grande significado para os familiares dos homenageados. Foi uma felicidade incrível poder receber do Poder Legislativo uma das Medalhas – símbolo da valorização dos pioneiros que deram sua contribuição para o desenvolvimento do nosso município”, disse a professora Alice Manfredini.