21 de fevereiro de 2018

Câmara de Barreiras abre trabalhos legislativos e faz inauguração da reforma do prédio

Em Sessão Solene, realizada nesta terça-feira, 20, a Câmara de Barreiras deu início aos trabalhos Legislativos de 2018. Com o plenário lotado, além de autoridades de diversos segmentos, os vereadores receberam o prefeito Zito Barbosa que levou a mensagem do Executivo ao Legislativo.

Em seu discurso o presidente Gilson Rodrigues falou sobre os desafios da vida pública e destacou a reforma que foi feita no Prédio da Câmara durante três meses. “Quero agradecer aos funcionários desta Casa que se empenharam muito para que hoje entregássemos este trabalho. Estou feliz porque a Mesa Diretora, comprometida com o projeto desenvolvido, a partir de agora possibilita um melhor atendimento aos visitantes desta Casa, além de oferecer melhores condições de trabalho aos vereadores e servidores”, afirmou.

Já o prefeito Zito Barbosa, na mensagem deixada ao Legislativo, fez um balanço dos trabalhos realizados em 2017, enfatizando os resultados alcançados em diversas áreas, e destacou a realização do carnaval, apontado como um dos melhores dos últimos tempos. Durante o discurso, agradeceu o apoio dos vereadores que colaboram para o desenvolvimento do município.

Homenagens

A primeira sessão do ano foi marcada por homenagens a famílias de ex-vereadores. A Câmara deu início a um projeto que conta a história de Barreiras e valoriza as pessoas que contribuíram para o crescimento do município. Foram confeccionadas galerias de fotos que vão servir para o resgate histórico e contribuir para o trabalho de pesquisa, contemplando ex-prefeitos e ex-parlamentares e visam ainda o registro dos mandatos.

A família do suplente de vereador José Queiroz Barreto Neto (Zé Manteiga) foi homenageada. A Galeria dos vereadores em exercício leva o nome dele. A matriarca Alzira Xavier de Lira e a esposa, Michelle Zimmermann, felizes, receberam placas pelo reconhecimento dos serviços prestados por José Queiroz Barreto Neto, à sociedade.

Já o plenário leva o nome do vereador Aroldo Cavalcante que assumiu a presidência da Câmara na Legislatura de 1948/1951. A senhora Ormélia Souza Cézar Holanda e o ex-vereador Luís Holanda, representaram Maria Socorro de Souza Santos, filha do então presidente.

A reforma

O prédio da Câmara Municipal de Barreiras foi inaugurado em 27 de março de 2006, e nestes 11 anos não passou por nenhuma reforma, apenas por reparos. Na reforma realizada no prédio foram feitas as seguintes melhorias: revisão e manutenção do telhado; troca de piso; pintura interna e externa; troca de luminárias –passando do sistema convencional para Led; reparo de todo o forro em gesso; substituição de portas de madeira por vidro; reparo da pavimentação em bloquete da área do estacionamento e melhoria do sistema de esgotamento e escoamento de água da chuva, além da instalação de placas e testeiras personalizadas para identificação dos gabinetes e departamentos, e instalação de galerias e painéis históricos.

A grande inovação diz respeito ao Plenário Aroldo Cavalcante, onde foram feitas várias mudanças, como a regularização do piso; novo revestimento em carpete; adequação das paredes para assentamento de revestimento em carpete; construção de rampas para acessibilidade; reposicionamento das Tribunas para melhor diálogo entre os vereadores e o público; cabeamento para câmeras; revisão da sonorização; nova iluminação; investimento na melhoria da climatização; aquisição de novas bancadas e placas de identificação para os vereadores.